10 dicas para cuidar de um bonsai de exterior

Bonsai exterior

Os bonsais são pequenas árvores que foram deformadas para se manterem pequenas. Têm origem no Japão sendo que “bon” se refere a um pequeno e baixo vaso e “sai” à planta em si. A maior parte das pessoas tende a achar que um bonsai deverá ser mantido dentro de casa, no entanto, esta crença está errada, sendo que o bonsai deverá estar exposto às quatro estações. Conheça 10 dicas para cuidar de um bonsai de exterior e transforme a beleza do seu pequeno vaso.

1. Faça uma escolha informada

Deverá fazer uma escolha informada de qual será o bonsai de exterior ideal para as condições que lhe pretende dar - seja um bonsai de varanda ou um bonsai de jardim. Deverá, então, escolher a espécie que se dá melhor no respetivo ambiente. Antes de comprar o seu bonsai considere a compra de uma árvore nativa e verifique o tamanho das suas raízes para que saiba se se adaptará a um pequeno vaso ou não.

2. Tenha cuidado com a temperatura

Enquanto algumas espécies são resistentes às intempéries, outras não o são. Escolha uma espécie que se adapte e proteja-a da geada ou do calor extremo da luz solar. Considere a utilização de uma estufa, que é o indicado para bonsais em clima mediterrânico.

3. Verifique o local onde coloca o bonsai

Se colocar o bonsai na varanda ou num local com muito sol, considere a compra de material para lhe fazer sombra. No caso de o colocar na terra do jardim, poderá contar com a humidade do solo e do ar como ajuda.

4. Informe-se sobre o seu bonsai

Para que possa cuidar devidamente do seu bonsai (independentemente do tipo de bonsai), estude as suas características e necessidades e seja realista: uma árvore que não seja nativa ao clima do seu país poderá requerer mais cuidados ou simplesmente não ser compatível.

5. Atente para a quantidade de luz e humidade

Tal como referido acima, a quantidade de luz e humidade de que o seu bonsai necessita deverão ser tidas em conta para que ele se mantenha saudável e sobreviva. A maioria dos bonsais requer apenas um pouco de sol, e os que se encontram nas varandas necessitam de cuidados extra no que diz respeito à humidade. No geral, deverão ser vaporizados com água ou estar perto de um aparelho que aumente a humidade do ar.

6. Não crie uma rotina de rega

Não crie uma rotina de rega para o seu bonsai, regue apenas quando a sua pequena árvore necessitar. Estes cuidados poderão variar mediante o local onde vive, o tipo de árvore, temperatura e tamanho.

7. Fertilize o seu bonsai corretamente

De modo a que a sua árvore se mantenha saudável e bonita, deverá proceder à fertilização periódica da mesma. Relembre-se de que ela vive num pequeno vaso e com pouca terra. Ela deverá receber os nutrientes necessários uma vez por mês exceto durante o inverno e o fertilizante deverá ser líquido.

8. Faça uma boa manutenção

Caso não saiba tratar corretamente de um bonsai, deixe que seja um profissional a fazê-lo. A arte de cuidar dos bonsais requer cuidados que deverão ser efetuados por pessoas que realmente percebam da sua manutenção.

9. Não descure a poda

Terá que cortar partes e podar os ramos para que a árvore se mantenha em miniatura. Estes procedimentos deverão estar adequados à árvore em si, ao clima onde vive, entre outros aspetos.

10. Mude o vaso

Terá de mudar periodicamente o vaso do seu bonsai. Isso irá permitir uma manutenção do espaço ocupado pelas raízes em miniatura. É indicado que a mudança de vaso seja feita a cada dois a três anos.

Agora que sabe um pouco mais sobre bonsais, poderá estar ainda mais interessado em ter um. Faça uma pequena investigação antes de adquirir um bonsai e saiba como cuidar dele para que a sua árvore em miniatura viva feliz para sempre.

A sua votação: 
Average: 4.5 (4 votos)