Como escolher o vaso mais apropriado para um bonsai

A arte do bonsai significa, literalmente, “árvore num vaso” e, como tal, tanto a árvore como o seu suporte - o vaso - valem como um todo e são apreciados como um só. Saiba como escolher o vaso mais apropriado para um bonsai e aprenda a trabalhar a beleza deste conjunto.

A escolha de um vaso para um bonsai

Não é fácil escolher um vaso para um bonsai, uma vez que se pretende que ele esteja em harmonia com a árvore lá plantada. Não adianta ter uma árvore extraordinária, bem podada e envasada num recipiente fraco ou em mau estado e vice-versa. De uma forma geral, o vaso nunca se sobrepõe à árvore, mas fá-la, sem dúvida, brilhar e sobressair.
Para este tipo de árvores não se pode escolher um vaso qualquer, como por exemplo um simples vaso de plástico. A arte do bonsai exige que o vaso escolhido seja uma moldura de excelente qualidade e de grande resistência. Ele deve ser esmaltado por fora e não por dentro para que as raízes se consigam alimentar corretamente.

Tenha o cuidado de verificar que o vaso escolhido não foi fabricado com químicos agressivos uma vez que estes podem ser nocivos à árvore plantada. Por outro lado, verifique se o vaso tem pequenos orifícios interiores para que as raízes possam absorver a água da bandeja.

Aspetos que interferem na escolha de um vaso para um bonsai

Faça sempre uma avaliação do seu bonsai de acordo com as características da árvore e dos tipos de vasos existentes no mercado. Para o ajudar nessa matéria, interiorize as regras seguintes:

A medida do vaso

As medidas da árvore devem ser avaliadas de acordo com a sua base. A medida ideal do vaso deverá ser de 2/3 da medida da base.

A profundidade do vaso

Para árvores mais largas e baixas, a profundidade do vaso não deverá exceder 2/3 da medida da base da planta. De uma forma geral, deve usar-se a proporção entre o tronco e o vaso, mas nos casos dos bonsais inclinados (tipo cascata), é preciso usar um vaso bastante alto.

A largura do vaso

Nunca se deve escolher um vaso que tenha a mesma largura da base da árvore para que a mesma não sufoque. O vaso escolhido deverá ser sempre bem mais largo que a base da árvore.

A lateral do vaso

Antes de mais, é preciso analisar as ramificações da árvore e só depois escolher um vaso menor que a largura dessas mesmas ramificações.

A forma do vaso

A forma do vaso está intimamente relacionada com o tipo de bonsai escolhido. Destacam-se as formas seguintes:

Formas retangulares: as árvores de troco ereto adaptam-se bem a esta geometria
Formas ovais: são as ideais para as árvores com troncos curvados
Formas envelhecidas: ótimas para árvores com troncos ásperos e/ou aspeto deformado
Formas coloridas: ideais para combinar com a textura dos respetivos bonsais

A posição de um bonsai face ao vaso também é bastante importante, uma vez que cria uma ligação especial entre os elementos constituintes. No caso dos vasos com formato retangular deve plantar-se a árvore numa das laterais para que o bonsai cresça de forma saudável. Se o vaso tiver um formato arredondado, a árvore deve ser plantada no centro.

A sua votação: 
Average: 4.4 (17 votos)