Como saber que está na hora de mudar o vaso do seu bonsai

Mudar o vaso do bonsai

Sabe como cuidar de um bonsai? Decerto terá questões sobre quando regar, aparar, mudar de terra ou vaso. O primeiro bonsai que tem em casa deixa o dono sempre cheio de questões. Falemos então de bonsais que vivem em vasos e, particularmente, de como definir que está na altura de mudar o vaso do seu bonsai. Conheça 7 dicas que o vão ajudar nessa tarefa de envasamento, o seu bonsai agradecerá!

1. Preste atenção ao tamanho das raízes

Tal como acontece em relação a outros tipos de plantas, as raízes do seu bonsai crescem e torna-se difícil para estas manterem o seu bonsai saudável quando estão apertadas no vaso original. Quando as raízes se tornam densas no vaso do seu bonsai está na altura certa para a muda de vaso. Nestas situações, se levantar a planta do vaso, as raízes trarão a terra consigo.

2. Tenha atenção à necessidade de poda das raízes

Tal como referido no ponto anterior, a mudança de vaso poderá basear-se no crescimento das raízes. As raízes, quando grandes demais, poderão precisar de ser podadas, altura que também pede uma mudança de vaso para o seu bonsai.

3. Mude de vaso anualmente

Em alguns tipos de bonsai, especialmente os maiores, as raízes crescerão mais depressa, o que faz com que o vaso tenha de ser mudado anualmente. Esta mudança não poderá ser feita genericamente uma vez por ano numa altura aleatória. No caso de bonsais tropicais, é importante que os mude de vaso no verão, pois é quando estão a crescer de modo mais ativo. Conheça o seu bonsai e as suas origens para que saiba se é este o caso do seu bonsai. Em casos de bonsais não-tropicais, a melhor altura para mudar o vaso é a primavera, quando se verifica que o crescimento das raízes está mais ativo. É de relembrar que deverá conhecer as necessidades do seu bonsai em específico, pois embora alguns peçam mudança no verão ou na primavera, outros preferem o outono.

4. Preste atenção à folhagem

O seu bonsai poderá apresentar diferenças no crescimento da folhagem, na cor da mesma ou até na queda na altura devida. Tudo isto são sinais de que o seu bonsai já não está confortável no seu vaso atual.

5. Repare no estado dos ramos no inverno

As alterações ou secura dos ramos poderão também ser sinais de que o seu bonsai necessita de mais atenção e de, na altura correta, ser transferido para um outro vaso.

6. Preste atenção à absorção da água

Se a água que acabou de aplicar no seu bonsai para o regar demorar mais tempo do que o habitual a ser absorvida pelo solo, é sinal de que deverá mudar o seu bonsai de vaso. Este sintoma verificar-se-á mais no verão.

7. Preste atenção ao estado do solo

Ligado ao ponto anterior está o estado do solo, se verificar que este está demasiado seco, duro e compacto é sinal de que o seu bonsai deverá ser mudado de vaso.

Assim sendo, podemos afirmar que existem sinais bastante claros que indicam que o seu bonsai estará a precisar de mudar de vaso. Os bonsais requerem muita atenção e, prestando atenção aos sinais que estes dão ao longo do ano, poderá verificar se está na altura de os mudar de vaso. Cuidar de um bonsai poderá parecer complicado, mas cedo verá que é uma questão de pesquisa e hábito para que possa saber como tratar dele, o que inclui a mudança de vaso.

A sua votação: 
Average: 4.7 (9 votos)