Estilos de bonsai

Bonsai com cores de outono

Ao longo dos anos, têm sido apontados muitos estilos para classificar os tipos de bonsai e a maioria deles é muito parecida com as árvores de alto porte que existem na natureza. Conheça os vários estilos de bonsai e adote aquele que mais se identifica consigo.

Os estilos de bonsai são abertos à criatividade e à interpretação pessoal, o que significa que as árvores em miniatura não precisam necessariamente de respeitar uma forma específica. Dos vários estilos de bonsai que existem, destacam-se os seguintes:

Bonsai estilo vassoura

Bonsai estilo vassoura

Hokidachi

O estilo vassoura que está presente no bonsai Hokidachi é adequado para as árvores com folhas decíduas e ramos finos. Este tipo de bonsai apresenta um tronco reto e vertical e não se alonga até ao topo. Por outro lado, os ramos e as folhas deste bonsai formam uma coroa magnífica em forma de bola, o que revela uma visão impressionante durante os meses de inverno.

Bonsai estilo formal vertical

Bonsai estilo formal vertical

Chokkan

O estilo formal vertical é um formato muito comum de bonsai. Normalmente, é um estilo que provém das árvores de alto porte, principalmente as que têm muita exposição solar e não enfrentam o problema das árvores concorrentes. O Chokkan é disso um exemplo perfeito e distingue-se dos demais pelo seu aspeto vertical e pontiagudo. O tronco é mais grosso na parte inferior e mais fino na parte superior, onde florescem os seus ramos. O topo do bonsai é formado por um único ramo que apresenta uma espécie de cúpula de folhas.

Bonsai estilo informal vertical

Bonsai estilo informal vertical

Moyogi

O estilo informal vertical é muito comum na natureza e na arte do bonsai. O tronco cresce na vertical em forma de “S” e em cada curva crescem os seus ramos. À semelhança do estilo formal vertical, este estilo apresenta um tronco grosso na parte inferior e fino na parte superior. O Moyogi é um tipo de bonsai que tem este estilo e tanto pode ser usado como bonsai de interior ou de exterior.

Bonsai estilo inclinado

Bonsai estilo inclinado

Shakkan

O bonsai estilo inclinado pode ser o resultado da direção do vento ou de uma árvore que cresce à sombra e precisa de se inclinar para entrar em contacto com o sol. O Shakkan apresenta este estilo muito próprio e cresce num ângulo de 60 a 80 graus em relação ao solo. As suas raízes são bem desenvolvidas de um lado para conseguir manter a árvore em pé. Por outro lado, o tronco pode ser dobrado ou completamente reto e é mais grosso na parte inferior do que na superior.

Bonsai estilo cascata

Bonsai estilo cascata

Kengai

Este estilo é inspirado nas árvores que crescem em penhascos e têm uma aparência dobrada devido a vários fatores, como a neve ou uma queda de pedras. Num bonsai, é difícil fazer com que uma árvore em miniatura cresça para baixo porque a direção natural de crescimento é a vertical. O Kengai é um bonsai que apresenta o estilo cascata e deve ser plantado num vaso de altura. A árvore cresce um pouco na vertical e depois deve ser voltada para baixo para conseguir ter o efeito desejado. É de destacar que os ramos são horizontais, o que ajuda a manter o equilíbrio do bonsai.

Bonsai estilo semi cascata

Bonsai estilo semi cascata

Han-Kengai

O estilo semi cascata, assim como o estilo cascata, é encontrada nos penhascos e nas margens dos rios e dos lagos. O tronco cresce na vertical ao longo de uma pequena distância e depois começa a crescer para os lados e/ou para baixo. Este estilo deve ser plantado num vaso de altura, para que os ramos possam crescer à vontade. O Han-Kengai é um dos exemplares do estilo semi cascata mais apreciados.

Bonsai estilo sobrevivência

Bonsai estilo sobrevivência

Bunjingi

Na natureza, este estilo é encontrado em áreas com muitas árvores, onde a competição entre elas é muito feroz. Trata-se de um tipo de árvore que só consegue sobreviver se crescer mais do que as restantes. O tronco cresce torto na vertical e não tem qualquer tipo de ramificação porque o sol só atinge o topo da árvore. O Bunjingi é um bonsai dentro deste estilo que mostra como a árvore tem de lutar para sobreviver.

Bonsai estilo varrido

Bonsai estilo varrido

Fukinagashi

O estilo varrido é também um bom exemplo de árvores que precisam de lutar para sobreviver. Os ramos, assim como o tronco, crescem para um lado, como se o vento estivesse constantemente a soprar numa determinada direção. O Fukinagashi é um exemplar deste estilo e dá a conhecer um bonsai que aparenta uma beleza extraordinária.

Bonsai estilo tronco duplo

Bonsai estilo tronco duplo

Sokan

O estilo tronco duplo é muito comum nas árvores de alto porte, apesar de não ser facilmente encontrado na arte do bonsai. Geralmente, ambos os troncos crescem para fora do sistema radicular. O Sokan é um bonsai que tem dois troncos e estes variam de espessura e de comprimento, sendo que o mais grosso cresce na vertical e o mais fino de forma mais inclinada. Ambos os troncos contribuem para uma única coroa de folhas.

Bonsai estilo multi tronco

Bonsai estilo multi tronco

Kadubachi

O estilo multi tronco é muito semelhante ao estilo tronco duplo, com a diferença de ter 3 ou mais troncos. Todos os troncos crescem para fora de um único sistema de raízes, apresentando-se como uma única árvore. Eles formam uma coroa de folhas e precisam de um solo saudável para se desenvolverem corretamente. O Kadubachi é um tipo de bonsai específico que dá a conhecer este estilo e é um dos mais utilizados na decoração de espaços exteriores.

Bonsai estilo floresta

Bonsai estilo floresta

Yose-eu

O estilo floresta é muito parecido com o estilo multi tronco, no entanto, é composto por várias árvores em vez de uma árvore com vários troncos. As árvores mais desenvolvidas são plantadas no meio de um vaso grande e raso. Nas laterais, podem ser plantadas outras árvores menores que contribuem para uma única coroa de folhas. Tenha em atenção que as árvores não devem ser plantadas em linha reta para que o vaso tenha o aspeto real de uma floresta. Um dos melhores exemplares deste estilo é o Yose-eu.

Bonsai estilo rochoso

Bonsai estilo rochoso

Seki-joju

Em terrenos rochosos, as árvores são forçadas a procurar, com as suas raízes, um solo rico em nutrientes. Normalmente, este tipo de terra é o que se encontra nas fendas e nos buracos de uma rocha e é por isso que a maioria das raízes deste bonsai fica desprotegida. Um dos melhores exemplares deste estilo é o Seki-joju que precisa exatamente dos mesmos cuidados que os outros tipos de bonsai.

Bonsai estilo jangada

Bonsai estilo jangada

Ikadabuki

O estilo jangada dá a conhecer uma árvore que é constituída por vários ramos e estes encontram-se direcionados para cima. À medida que vão crescendo, os ramos ficam mais fortes e fazem uma copa de folhas muito densa. O Ikadabuki é um bonsai que reflete este estilo e tem a particularidade de ter um sistema radicular que fornece todos os nutrientes necessários para que a árvore sobreviva.

Bonsai estilo shari

Bonsai estilo shari

Sharimiki

À medida que o tempo passa, algumas árvores têm tendência a perder as folhas do tronco, como resultado de condições climatéricas adversas. Num bonsai, este estilo é simplesmente deslumbrante, mas precisa de ser trabalhado. É necessário podar um bonsai com regularidade, raspar o seu tronco e regá-lo com frequência. O Sharimiki é um bonsai que adota este estilo e é um dos mais apreciados em todo o mundo.

A sua votação: 
Average: 4.8 (8 votos)