Bonsai doente

2 entradas / 0 new
Última mensagem
Teresa Botelho
Bonsai doente

Bom dia!

Tenho um bonsai que estava lindo, todo verdinho e cheio de flores, mas acho que ele não gosto muito da minha casa...
Primeiro perdeu as flores e depois as folhas começaram a murchar e a cair.
Coloquei-o perto de uma fonte de luz indirecta. Rego-o todos os dias no final do dia e algumas vezes coloquei-o na rua para "apanhar ar". Inicialmente colocava-lhe fertilizante para bonsais, mas deixei de o fazer porque na embalagem desaconselhavam o uso em bonsais doentes.
O que devo fazer?

Pii
Bom, os seus erros podem ser

Bom, os seus erros podem ser vários:

- a utilização de água da torneira - os bonsais não gostam muito de cloro que utilizam na conservação da água da rede pública, se utilizar dessa água deixe-a repousar durante uma semana, apesar do melhor ser água da chuva.

- a exposição ao sol nas horas de maior calor - os bonsais são sensíveis ao calor, se estiverem ao sol, têem mais hipótese de se queimar e adoecer. Aquilo que a aconselho é que arranje um local estratégico para o colocar: que seja arejado, que tenha claridade (não é necessário estar diretamente ao sol, até pode ser prejudicial nos dias de maior calor), verifique se tem água várias vezes ao dia e por aí em diante... :)

- a falta de rega pode também ser um problema - nestes dias de calor há bonsais que não se contentam com apenas uma rega ao dia. Como já lhe disse acima, verifique várias vezes ao dia se o bonsai tem a terra húmida. :)

Portanto o meu conselho é o seguinte:

Nestes dias não coloque o seu bonsai diretamente ao sol, verifique mais vezes se tem falta de água, se quiser (depende de cada um, mas eu opto por isso, a senhora se calhar também opta, mas não tive acesso a se você já o fazia) passe a ter cuidado com a qualidade da água.
Caso queira usar adubos e por aí em diante, encontrei no outro dia numa loja o adubo "Bio Bonsai" da rede portuguesa "Luso Bonsai" que tem, de entre vários objectivos, a recuperação de bonsai débeis como o seu. Aqui está o link: http://www.luso-bonsai.com/produto.php?id=634

Nunca utilizei tal produto, portanto não posso verificar a sua potencialidade. No entanto provém de uma empresa bastante boa, portanto, eu era capaz de arriscar.

Cumprimentos

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários